O Grande Trail Serra D’Arga, primeira prova do género em Portugal organizado pelo ultramaratonista Carlos Sá e promete ser muito mais do que uma prova desportiva. O número de interessados excedeu todas as expectativas e as inscrições estão esgotadas há mais de um mês. De norte a sul do país, ou de Espanha, França e Angola, são ao todo 650 pessoas que se reúnem na Serra D’Arga para conviver e partilhar o gosto pela prática desportiva.

De sábado a domingo, estes atletas podem contar com várias atividades, desde palestras, a música, a fogo de artifício e preparação física adequada. Dia 22 começa o aquecimento e as jornadas técnicas, que vão da medicina desportiva a relatos da Marathon des Sables pelo próprio Carlos Sá.

Dia 23 é dia de pôr as pernas a caminho. O Grand Trail é dividido em três provas que ocorrem em simultâneo e se adequam às capacidades de cada um. A maratona “La Sportiva Marathon Running” é uma prova com 42 quilómetros para os mais afoitos. Já o “La Sportiva Trail Running” conta com 20 quilómetros para os menos preparados. Quem só quiser render-se às paisagens e fazer um desporto levezinho, o percurso pedestre de 15 quilómetros poderá ser o mais adequado.

A serra, local de treino habitual de Sá, é, segundo o próprio, uma das mais-valias desta prova. “A Serra D’Arga tem condições únicas para a prática de desportos de natureza”, garante. Por isso mesmo, “este evento é muito mais que uma prova”, diz o ultramaratonista. “Haverá todo um fim de semana cheio de desporto, aventura e formação”, nesta prova que era um “sonho antigo” de Carlos Sá.

O programa detalhado e mais informações, aqui.

Notícia corrigida às 18:50h