“Tesouros Bibliográficos da Universidade do Porto”, aberta ao público na biblioteca Almeida Garrett, apresenta alguns dos tesouros do património bibliotecário da UP. Esta iniciativa, inserida nas comemorações do centenário da Universidade do Porto, pretende mostrar a importância dos livros como instrumentos de conhecimento e confirmar a intemporalidade de algumas obras.

Os 248 livros que fazem parte da exposição foram selecionados entre o milhão de obras literárias existentes nas bibliotecas da UP. Os manuscritos escolhidos, cujos temas variam desde a ciência até às letras, passando pela arte, contemplam sete séculos de história, evolução e ensino, tentando exibir o conhecimento adquirido ao longo dos anos.

Os livros, expostos numa única vitrina, encontram-se numerados por data de publicação. Breves textos acerca da evolução da imprensa, desde a sua criação por Gutenberg até aos dias do livro digital, oferecem ao visitante uma breve contextualização acerca da época em que os livros visualizados foram publicados.

Os tesouros na Exposição

Entre as relíquias presentes na exposição, o público poderá apreciar a “Crónica de Nuremberg” (1493), de Hartmann Schedel, que é o livro mais antigo que se encontra exposto. As primeiras edições de livros de autores célebres, como Albrecht Dürer (1532) e La Fontaine (com uma edição ilustrada que data ao ano de 1755) podem ser também admirados. O visitante pode ainda encontrar livros inéditos, como o de Gustave Eiffel (1879), que contém ilustrações do projeto da ponte D. Maria.

Os escritores portugueses também têm um lugar na mostra, destacando-se autores como Padre António Vieira, Almeida Garrett, Eça de Queirós e Florbela Espanca. Um dos livros que data do século XX pertence ao nobel português, José Saramago, que, nas primeiras páginas da obra “Todos os Nomes”, escreveu uma dedicatória à Faculdade de Letras da UP. O último livro exposto difere de todos os outros por não ser de papel e tinta e por não ter autor, nem editora. É um leitor digital de e-books (2011) composto por um ecrã e teclas.

A exposição “Tesouros Bibliográficos da Universidade do Porto” encontra-se patente na biblioteca Almeida Garrett, no Palácio de Cristal, até 30 de novembro. A entrada é gratuita.