No átrio de Química da Reitoria da Universidade do Porto (UP) é agora possível viajar pela vida e obra de Marie Curie através da exposição “Maria Sklodowska Curie: Madame Curie”, baseada na tradução e adaptação de painéis produzidos pelo Museu Maria Sklodowska Curie, em Varsóvia, e Arquivos da Academia das Ciências da Polónia.

O visitante pode, ainda, ver uma exposição de equipamento laboratorial que representa os instrumentos que Marie Curie utilizava nos estudos da radioatividade, medir a radioatividade natural de um pedaço de granito retirado do edifícío da reitoria, outro de calcário e outro de autunite retirado da Mina do Forte Velho, na Guarda, e conhecer os discípulos portugueses de Marie Curie que estagiaram ou realizaram trabalhos em Paris (Manuel Marques Teixeira de Oliveira, Mário Augusto da Silva, Branca Edmée Marques e Manuel Valadares).

Quem decidir visitar a exposição vai ficar a conhecer algumas curiosidades acerca da vida e obra de Marie Curie, como a sua árvore genealógica, as datas das suas principais descobertas e atribuição de prémios, algumas homenagens feitas por cientistas conceituados como Albert Einstein e, ainda, a última foto de Madame Curie.

Na organização do projeto estão o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Departamento de Química da Universidade do Minho, o Museu da Ciência da Universidade de Lisboa e o Museu da Ciência da Universidade do Porto/Núcleo da Faculdade de Ciências.

A exposição vai estar no átrio de Química da Reitoria da Universidade do Porto até 8 de novembro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 18h00, com entrada livre.