Os dados preliminares dos Censos 2011 já são conhecidos. O Porto mantém a perda de população que se tem vindo a verificar nos últimos tempos. Já Valongo, Maia e Vila do Conde são so concelhos do distrito a conseguir melhores resultados de crescimento.

Segundo os dados, Valongo passou de 86005 habitantes para 93753 nos últimos dez anos. Já a Maia, concelho que mais cresceu, deixou de ter 120111 e atinge agora o total de 135049 residentes. Por fim, Vila do Conde serve de morada a 79390 pessoas, contra as 74391 anteriores.

O presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, citado pela Agência Lusa, acredita que os dados provam os atrativos do concelho. Segundo Mário Almeida, Vila do Conde tem “bons equipamentos desportivos e culturais, uma rede de escolas invejável e áreas verdes muito grandes”, o que justifica os resultados obtidos. Também o “peso” de Vila do Conde no ramo industrial e as “boas acessibilidades ao Porto” servem para explicar este crescimento.

João Paulo Baltazar, vice-presidente da Câmara de Valongo, também acredita que “as acessibilidades do concelho”, “rodeado de auto-estradas e atravessado por duas linhas de caminhos-de-ferro”, são uma mais valia na escolha do concelho para habitar. O preço das habitações, menos elevado devido ao excesso de construção ocorrido nos anos 90, ajuda, igualmente, a perceber o fenómeno.

Finalmente, o vereador do pelouro do Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal da Maia, Paulo Ramalho, diz que o concelho tem várias “razões de atratividade”, proporcionando uma “boa qualidade de vida comparativamente com os municípios vizinhos”, o que explica o crescimento de habitantes.

Notícia atualizada às 17h31 de 27 de outubro de 2011