A dupla portuguesa, da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, conquistou o 3.º lugar na categoria de Artes Visuais, tendo apenas ficado atrás de Sofia Stergiopoulou, da Grécia, e Laura Hobson, do Reino Unido. O Porto foi a cidade escolhida para o apuramento dos vencedores.

Desde 2007 que a Chevrolet organiza, na Europa, um concurso para estudantes de Artes Aplicadas. Em destaque estão várias áreas artísticas como moda, música, fotografia, vídeo e artes visuais. Este ano, ao concurso juntou-se uma particularidade, o 100.º aniversário da marca Chevrolet. Os júris do evento receberam mais de 550 projetos, de quase 150 escolas espalhadas por toda a Europa.

Segundo Wayne Brannon, presidente da Chevrolet Europe, cabia aos jovens criadores pegarem no briefing da marca e transformá-la em algo que representasse a sua tradição, o seu património e, ainda, o futuro que lhe espera.

Na categoria de Artes Visuais, Portugal deu cartas e alcançou o 3.º lugar do pódio. O desafio, nesta categoria, consistia na elaboração de um cartaz comemorativo do centenário. “It’s always time for a (r)evolution”, foi a expressão que a dupla arranjou para classificar a conhecida marca.

Uma oportunidade para aprender

Ana Raminhos e José Barreiro são finalistas do curso profissional de Técnicas de Design Gráfico e descobriram o concurso através de uma disciplina, Oficina Gráfica e Design Gráfico. Em entrevista ao JPN, os dois jovens explicaram o conceito do cartaz que desenvolveram. “Depois de vários esboços e estudos, achamos que fazia sentido usar uma ampulheta para dar a ideia de passagem de tempo da Chevrolet, sem nunca esquecer o avanço tecnológico”, dizem.

Os jovens referiram ainda o enorme apoio que tiveram por parte dos professores do curso, num processo criativo que exigiu cerca de um mês.

Além de um prémio monetário que varia entre os 600 e os 1.200 euros, os vencedores vão ter a oportunidade de estagiar com profissionais da respetiva área.

Ana e José vão estar, brevemente, em Londres, para uma cerimónia onde vão receber o prémio a que têm direito. A dupla vê a sua participação como uma mais-valia, uma vez que “a competição no mercado de trabalho é cada vez maior e uma distinção como esta, fora de portas, é fundamental”.

Os restantes vencedores, das diversas categorias, podem ser consultados no site do concurso Young Creative Chevrolet 2011, assim como no Facebook.