A organização do Fantasporto 2012 está a promover um concurso coletivo para as escolas de cinema do país, com a criação de um prémio para o melhor conjunto de filmes apresentados por uma destas instituições.

Cada filme não poderá exceder os 15 minutos e cada escola poderá apresentar programas globais com o máximo 01h30. As produções terão de ser realizadas entre este ano e o próximo.

Fantasporto 2012

O Fantasporto 2012 decorrerá no Teatro Rivoli entre os próximos dias 20 de Fevereiro e 4 de Março. A organização está otimista e admite que o Festival Internacional de Cinema do Porto pode vir a ter um número ainda mais elevado de visitantes e de espetadores, “até porque, no seio desta crise que vivemos, a cultura tem sido o escape para esquecer o quotidiano”.

Prémio Carreira para Mike Hodges

O realizador de “Get Carter”, Mike Hoges, defensor de que “os filmes devem ter alma e expressar as verdades difíceis da condição humana”, vai ser homenageado pela sua carreira no Fantas 2012. Hodges tem um reportório de obras conhecidas, como “Pulp” e “The Terminal Man”. Já em 1990, neste mesmo festival, arrecadou o prémio de “Melhor Filme”, com “Black Rainbow”.

O festival vai, ainda, exibir uma cópia, restaurada pelo British Film Archive, de “Get Carter”, para comemorar os seus 40 anos.

Grande adesão ao Concurso de Contos de Ficção Científica

Além da promoção da produção nacional a nível de filmes, a organização do Fantasporto abriu, há poucas semanas, um concurso de contos para homenagear a Ficção Científica, inserindo-se na comemoração dos 30 anos do filme “Blade Runner”, de Ridley Scott. O projeto teve uma larga adesão e, segundo a organização, concorreram mais de 100 trabalhos, vindos de quatro países e representando três continentes. Os contos vencedores vão ser publicados na “Antologia de Contos de Ficção Científica do Fantasporto 2012”.

Livres-trânsito para todos os dias à venda até 30 de dezembro

A organização do Fantas tem vindo a promover a venda de livres-trânsito, de número limitado, para todo o festival, como forma de combater a subida do IVA na Cultura, de 6% para 23%. Até 30 de dezembro, os interessados podem adquirir os mesmos na sede do Fantasporto. Os bilhetes individuais terão, este ano, um acréscimo de um euro.