O Comité Europeu de Desporto Universitário Comité Executivo da Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA) revelou os locais das fases europeias das modalidades universitárias, tendo atribuído a Portugal a organização do Campeonato Europeu Universitário de 2013. Já a Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) concedeu a organização do Campeonato Mundial Universitário de Voleibol de Praia de 2014 também ao nosso país.

As competições irão ocorrer em 2013 e 2014, respetivamente, estando a cargo da Universidade do Porto (UP) Federação Académica do Porto (FAP). A organização ocorre numa parceria com o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Federação Académica do Porto (FAP) a Universidade do Porto (UP).

Apesar de ainda não estarem definidas as datas oficiais de cada um dos eventos, sabe-se que nenhum dos europeus vai ser realizado no início de Julho de 2013, período em que ocorre a 27.ª Universíada de Verão, em Kazan, Rússia.

Será a terceira vez que a cidade do Porto acolhe uma competição de renome em Voleibol de Praia, reforçando a importância crescente do país no panorama internacional da modalidade: no ano de 2010, Portugal acolheu o Europeu de sub-23 e o Mundial de sub-19.

Em termos de Voleibol de Praia a nível universitário, Portugal participou, no ano transato, no Europeu Universitário, que ocorreu na cidade espanhola de Málaga. O país fez-se representar por duas duplas masculinas e femininas, tendo alcançado resultados satisfatórios. No setor feminino, Ana Rita Magalhães e Filipa Teixeira, alcançaram o 13.º lugar na competição. O mesmo resultado foi alcançado pela dupla Sofia Lima/Fabiana Silva.

No setor masculino, registou-se o melhor resultado nacional de sempre na competição, com o 3.º lugar e consequente medalha de bronze da dupla Fabrício Barros/Januário Alvar, provenientes do IPP. A outra dupla masculina foi composta por dois alunos da Universidade de Motricidade Humana de Lisboa, que se ficaram pela segunda fase da prova.

Notícia atualizada às 12h44 de 14 de novembro de 2011