Os alunos do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) terão a oportunidade de, após a conclusão do curso, escolherem um estágio ou projeto disponível na sua instituição, facilitando a entrada no mercado de trabalho. Para isso, o projeto PRAXIS – European Center for Project/Internship Excellence – , que reúne 44 instituições de ensino de 27 países da Europa, será apresentado nos dias 10 e 11 de novembro no instituto portuense.

Este projeto, coordenado pelo ISEP e cofinanciado pela União Europeia, visa criar um centro europeu onde os alunos do Ensino Superior tenham acesso a propostas e recursos educativos e técnicos. Nos dois dias de apresentação do projeto, que tem um orçamento superior a um milhão de euros, o ISEP vai receber 70 representantes de várias instituições europeias.

Esta iniciativa pretende ser vista como a autoridade mundial no que diz respeito a projetos e estágios, apostando, assim, na inovação da área, e facilitanto, ainda, a empregabilidade dos alunos.

O PRAXIS, inserido na estratégia Europa 2020, permite aos alunos aceder a um mercado virtual, onde é possivel escolher um projeto do seu interesse pessoal em qualquer local da Europa. Para além disso, os alunos têm acesso a recursos que necessitam para o desenvolvimento do projeto/estágio e a oportunidade de contactar com outros alunos europeus que estejam também inseridos na plataforma. Assim, o PRAXIS promove contacto entre empregadores e trabalhadores.

As vantagens do PRAXIS são recíprocas: por um lado, os alunos optam pelo projeto que lhes será mais útil no futuro profissional, enquanto os empregadores serão, também, membros assíduos do Centro de Excelência, revelando as suas propostas.