O festival Milhões de Festa está nomeado para os Festival Awards Europe 2011, na categoria de Melhor Pequeno Festival. O Optimus Alive!11 também está nomeado, na categoria de Melhor Grande Festival.

A organização do festival barcelense não sabia da votação, tendo sido alertada para a nomeação “no Facebook”. Apesar de o evento ser desconhecido da Lovers and Lollypops, Joaquim Durães garante que “é gratificante” ver o festival nomeado, até porque ainda só acumulam um prémio até agora, o de “Evento do Ano 2010”, atribuído pelo jornal Barcelos Popular.

Esta nomeação vem, assim, confirmar o crescimento do festival a nível internacional, mas não muda os objetivos iniciais da Lover and Lollypops. A organização garante que gosta “da experiência de ter o festival numa cidade pequena” e não pretende mudar tão cedo. Quanto à possibilidade de regressar ao Porto e, até, integrar o festival no Primavera Sound, Joaquim Durães garante que tal não irá acontecer, pelo menos no próximo ano. “Não fazia sentido vir para o Porto com o Primavera Sound”, diz. Aliás, diz Durães, o festival está garantido em Barcelos por “pelo menos mais dois anos”.

A vinda do festival, no entanto, é um “desafio”, pois algumas das bandas que poderiam compor o cartaz do Milhões podem “fugir” para o Primavera ou “roubar” público ao festival barcelense, que deve acontecer um mês depois. Mesmo assim, e apesar de ser “uma das questões em cima da mesa”, a “competição” não os preocupa. “Vamos continuar a oferecer algo que o Primavera não oferece”, explica Joaquim Durães.

A votação decorre online, no Facebook, até dia 6 de dezembro.