Rui Sá, vereador da CDU para a Câmara Municipal do Porto (CMP) há mais de doze anos, anunciou hoje, terça-feira, o seu abandono do cargo. A notícia, confirmada à Agência Lusa por uma fonte da coligação.

Rui Sá abandona, assim, o executivo municipal, sendo Pedro Carvalho o escolhido para ocupar o seu lugar. A CDU justifica a decisão por motivos de “renovação natural”.

“Esta alteração trata-se de uma decisão ponderada no quadro dos organismos do Partido Comunista Português e corresponde a uma renovação natural no exercício da função de vereador no Porto”, revelou Belmiro Magalhães, do Comité Central do PCP, durante uma conferência de imprensa sobre o sucedido.

Ainda na mesma conferência, foi adiantado que a decisão foi tomada por Rui Sá e pelo partido. O agora ex-vereador confirmou a afirmação, alegando que já “era altura de ser substituído”.
Belmiro Magalhães referiu que foi “uma decisão do próprio e do seu partido”, o que foi confirmado por Rui Sá, que considerou que “era altura de ser substituído”, depois de quase 27 anos como eleito municipal do Porto, 12 e meio como vereador e 14 como deputado municipal.

O representante da CDU esteve ligado ao Porto durante 27 anos, 12 dos quais como vereador da CMP, onde assumiu por três anos o pelouro do Ambiente. Rui Sá foi, igualmente, deputado municipal durante 14 anos.