No âmbito do projeto dos Startup Pirates surge a Startup Pirates Battle, uma competição para reconhecer algumas das melhores start up europeias, que tem lugar este sábado, na FEUP. São já várias as ideias a concurso, sendo a maioria delas de áreas ligadas à Internet. Mas apenas uma pode levar para casa o prémio final: seis meses de incubação na UPTEC.

Apesar de ser uma competição europeia, chegaram candidaturas de várias partes do Mundo, como dos EUA ou Brasil. A grande maioria dos participantes é, no entanto, oriunda de Portugal, o que já era esperado pela organização.

Para além do patrocínio habitual de empresas, a Startup Battle conta, ainda, com o apoio de alguns embaixadores europeus, que têm divulgado o projeto nas embaixadas.

A quantidade de projetos que se aliaram à iniciativa permitiu que o evento passasse a ser gratuito, quer para os concorrentes, quer para o público em geral. “Desde o início que tínhamos o objetivo de ter um evento gratuito para todos os participantes e, assim, organizar uma grande festa de promoção do empreendedorismo”, garante Inês Santos Silva, da organização. Por isso mesmo, os Startup Pirates estão “muito satisfeitos” por terem conseguido alcançar o seu intuito e prometem “proporcionar a todos os participantes um grande evento”.

“Um dia em grande” para o empreendedorismo

Além da competição propriamente dita, todos os participantes podem contar com mais três atividades complementares. Uma Startup Fair, onde um conjunto de empresas vão mostrar os seus serviços e uma conferência com os engenheiros e empreendedores António Murta, Diamantino Costa e Alex Barrera prometem ajudar as empresas em início de “carreira”. Para encerrar o evento está, ainda, programada uma festa no Pitch.

Para além do primeiro prémio, a organização admite que já estão decididos algumas das restantes ofertas que tornarão a participação na “batalha” mais produtiva. Quem conseguir convencer o júri de que a sua start up é realmente inovadora e que tem potencial de mercado pode contar com contas de acesso a plataformas de desenvolvimento de produtos gratuitamente.

Inês Santos Silva promete “um dia em grande” e convida “todos aqueles que gostam de empreendedorismo, têm a própria empresa ou pretendem criar a sua própria empresa no futuro” a participar na Startup Pirates Battle, no próximo sábado. O encontro está marcado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a partir das 8h00.