O Fórum da Maia acolheu, pelo décimo ano consecutivo, a World Press Photo, a mais importante exposição de fotojornalismo a nível mundial. Aqui, estão 185 fotografias expostas até 13 de dezembro.

A inauguração aconteceu na quinta-feira, com a presença da comissária da exposição, explica Paulo Ramalho, vereador da Câmara Municipal da Maia (CMM). Segundo o vereador, a CMM acolhe a exposição “com muito orgulho”, pois, diz, atrai milhares de pessoas todos os anos, sendo, igualmente, uma “referência cultura e informativa da Maia”.

Para além da exposição, a organização ainda vai promover uma conferência sobre política internacional que se vai debruçar sobre os conflitos e mudanças de regime, consequência da Primavera Árabe. A conferência vai decorrer no local da exposição e será aberta ao público, com a presença de profissionais da área das relações internacionais, adianta Paulo Ramalho.

Um concurso “de renome”

A World Press Photo é uma organização independente sem fins lucrativos fundada em 1955, em Amesterdão, Holanda. É conhecida por realizar, anualmente, a maior e mais prestigiada distinção de fotojornalismo do Mundo. A edição 2011 da World Press Photo contou com a participação de 5691 fotógrafos, de 125 países. No total, foram 108059 fotografias a concurso, dividido em dez categorias, representativas de acontecimentos do ano transato.

Jodi Bieber arrecadou o prémio máximo com a foto de uma mulher afegã desfigurada por ter fugido de casa do marido. Os restantes vencedores podem ser encontrados aqui.