A partir de 31 de dezembro os estudantes perdem o desconto de 50% nos passes sociais. A medida foi apresentada no passado dia 11 de Novembro e a Federação Académica do Porto (FAP) diz estar “preocupada” com este corte.

Depois de reunir com as associações de estudantes, a FAP garante que “as razões invocadas em 2009 para a criação do referido passe (apoiar as famílias em despesas essenciais e incentivar o uso do transporte coletivo) são, em 2011 e nos próximos anos, igualmente ou ainda mais válidas”.

A FAP lembra que, com o agravamento da crise económico-financeira, esta medida pode “afetar os objetivos nacionais traçados para cumprir a estratégia Europa 2020”, ou seja, alcançar o valor percentual de 40% da população na faixa etária entre os 25 e os 34 anos de idade com formação superior.

Em comunicado, a Federação Académica do Porto garante ainda que a burocracia necessária para limitar o acesso a este tipo de passe social “prejudica excessivamente quem mais dele precisa” e afirma que o “primeiro passo” para a resolução do problema passa “por interconectar as plataformas informáticas das empresas públicas de transporte e as plataformas das
instituições de ensino superior” para que o comprovativo de matrícula seja efetuado por via eletrónica.

Na região do Porto cerca de 14 mil estudantes beneficiam do desconto de 50% no passe social. A FAP diz ainda que está “disponível para dialogar” com o Ministério da Economia e do Emprego e com a Secretaria de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações de forma a que sejam apresentadas soluções “mais justas” para os estudantes.