Centenas de horas de filmagem e de recolha de entrevistas com mais de 50 personalidades. Recolha intensiva de material fotográfico, fílmico e sonoro, efetuado dentro e fora do país. Ao todo, mais de dois anos de trabalho que culminam com a produção do documentário “Nome de Guerra, a Viagem de Junqueiro”.

O trabalho, assinado por Henrique Manuel Pereira, revisita a vida, a obra e o legado cultural de Guerra Junqueiro, um dos poetas da República.

“O retrato” do poeta

Ao JPN, o realizador diz que “sentia-se a falta de um documentário que fosse um retrato de Guerra Junqueiro, de corpo inteiro, focado e com profundidade de campo”. A ideia para a longa-metragem surgiu “com naturalidade” e resultou de centenas de horas de pesquisa. Ao longo dos mais de dois anos de trabalho foram produzidos sete livros, três CD’s áudio, dois DVD’s, três exposições, cerca de 50 pequenos vídeos, um site e, ainda, um blogue.

Um trabalho que não seria possível sem a colaboração de dezenas de personalidades. Henrique Manuel Pereira garante que as entrevistas foram feitas “apenas com um pressuposto e condição: que todos tivessem uma manifesta ligação ao poeta”. Um trabalho “complicado” que percorreu o país de norte a sul, bem como o Brasil, Suíça e Espanha. Desde Eunice Muñoz, Ruy de Carvalho, Manoel de Oliveira até Pedro Abrunhosa, foram muitas as individualidades que colaboraram para a concretização do projeto.

O documentário “Nome de Guerra, a Viagem de Junqueiro”, produzido pelo Departamento de Som e Imagem da Escola das Artes da Universidade Católica no Porto, já está editado em DVD e vem acompanhado por um livro. Henrique Manuel Pereira diz, ainda, que a longa-metragem vai entrar no circuito de festivais de cinema nacionais e internacionais para que chegue a “um público heterogéneo”.