O Instituto Superior da Maia (ISMAI) apresentou, quarta-feira, 23 de novembro, um seminário sobre ciberjornalismo, organizado pelos alunos do curso de Ciências da Comunicação da instituição. “O futuro do jornalismo na web” contou com a participação de Jorge Massada (diretor do jornal online Ciência Hoje), José Vítor Malheiros (ex-diretor do jornal Público online) e Nuno Marques (editor Online do Jornal de Notícias).

O evento dirigia-se a todos os interessados na área, com o objetivo de ilucidar, informar e debater sobre como se encontra o ciberjornalismo em Portugal. A abertura da conferência foi feita por Luís Humberto Marcos, coordenador do curso de Ciências da Comunicação do ISMAI, que começou por afirmar que “é difícil o jornalismo passar sem a web”.

“Será que os jornais vão acabar?”, foi esta a questão colocada por Jorge Massada, assim que iniciou o seu discurso, deixando claro que espera que tal não se verifique, pois admite ter “dificuldade em viver sem o papel”. Contudo, o diretor do jornal online temático de Ciência, sabe que “a Internet não dá tudo, mas dá-nos muita coisa”, e que, por isso, o ciberjornalismo está em crescimento constante.

Nuno Marques partilha da mesma opinião e considera que “um iPad não faz a mesma coisa” que o papel. O jornalista garantiu ao público que 99% dos jornais online são todos iguais, sendo que o 1% que marca a diferença é a multimédia. Por isso mesmo, “ser jornalista é cada vez mais exigente” hoje em dia, porque não basta ser especialista numa determinada área: é necessário saber um pouco de tudo.

Por sua vez, José Vítor Malheiros reforçou a relevância da Internet no mundo atual, explicando como o jornalismo está a mudar sem que os jornalistas se apercebam disto, uma vez que continuam a fazer-se jornais como “há cem anos atrás”, “só porque é tradição”. Isto faz com que existam nos jornais conteúdos que, atualmente, já não fazem sentido, como é o caso dos cartazes de cinema, exemplo dado pelo ex-diretor do Público online.

Este seminário está inserido no ciclo de debates que os alunos de comunicação do ISMAI estão a promover. O próximo debate acontece a 28 de novembro e conta com a presença de Manuel Queiroz (ex-diretor do Jornal I), António Jorge (Antena 1) e Sandra Fernandes Pereira (RTP). O tema deste debate será “Notícia: Propagação e Contágio”.