Um projeto peculiar, nascido no Porto, tem dado que falar nos últimos tempos. Pela mão de três amigos “cervejeiros” nasceu uma cerveja artesanal de nome “Sovina”, mas que, ao contrário do que possa indicar a designação, não tem deixado grande espaço para dúvidas.

Sovina, mas só de nome

Sovina, uma expressão de origem relativamente desconhecida, é normalmente associada a algo ou alguém “muito apegado ao dinheiro ou aos bens materiais”. Mas esta cerveja pouco tem de “forreta”. O nome “Sovina” foi escolhido pelos três cervejeiros por ser “sonante e diferente”, mas não tem, garantem, qualquer associação ao significado real da palavra.

A “iguaria” distingue-se das cervejas industriais pela qualidade, diz Arménio Martins, um dos sócios deste negócio. Esta é, de resto, uma “cerveja de excelência”, entende, “produzida através do malte” e que não possui nem “corantes, nem conservantes”.

As duas primeiras cervejas da marca foram a Munich Helles e a Amber. Depois, seguiram-se a Stout e a India Pale Ale. Os “sabores completamente diferentes” das primeiras gamas têm chamado a atenção de vários espaços da cidade, que já comercializam a marca, lançada oficialmente no final de outubro. É possível, desta forma, beber uma Sovina em locais como A Casa Agrícola, a Rota do Chá, a Pensão Favorita, o Grande Hotel de Paris, o Hotel Inca e o Era Uma Vez no Porto.

Apesar de só agora ter sido lançada a cerveja propriamente dita, a empresa foi criada em 2008 à mão de três sócios: Alberto Abreu, Arménio Martins e Pedro Sousa. A ideia surgiu do gosto pela cerveja, partilhado pelos três amigos. Na altura de deitar mãos à obra, pesou, também, na decisão o facto de não existir este tipo de produção na cidade.

Ao mesmo tempo que iniciaram o processo produtivo, Arménio Martins e companhia lançaram uma loja online para a venda de ingredientes e utensílios para produzir cerveja em casa. Para além da venda dos materiais necessários, os três cervejeiros ofereceram, ainda, um workshop de produção de cerveja caseira recentemente, realizado no espaço físico da empresa, na Rua Oliveira Monteiro, 545.

De futuro, os três cervejeiros pretendem lançar edições limitadas de diferentes cervejas, embora não tenham, ainda, datas definidas para os lançamentos. Uma certeza fica, no entanto: a distinção da marca pelos “sabores diferentes” que oferecem “é fundamental”, pelo que será uma característica a manter.