A Biblioteca Almeida Garret recebe amanhã, sábado, alguns dos nomes mais conceituados das Artes em Portugal, assim como jovens artistas em ascensão. O motivo? Os 100 desenhos da autoria de artistas como Siza Vieira, Paula Rego, Miguel Vieira, Baltazar Torres ou Julião Sarmento. Cada um destes artistas convidou ainda outro colega de profissão à escolha até ser possível reunir os 100 desenhos.

Os convidados são provenientes de diversas áreas, desde a arquitetura, moda, poesia ou artes plásticas e estão são unidos na exposição através do desenho.
Segundo Daniel Pires, responsável pelo Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos, “a cooperativa Árvore e a Faculdade de Belas Artes evidenciam-se nesta exposição porque muitos dos artistas que fizeram desenhos passaram por essas instituições”.

Daniel Pires salienta ainda a valorização que é dada à marca de lápis Portuguesa Viarco, com mais de 100 anos de atividade. Para a organização do certame, a exposição serve para divulgar o património e estudo das Artes em Portugal.

O projeto resulta da colaboração entre a marca de lápis Viarco, Lda, a Câmara Municipal de Porto, a Associação Saco Azul e a Maus Hábitos. A exposição, que pode ser visitada no Porto a partir de amanhã, sábado, já passou pelo Museu de Presidência e pela Torre da Oliva em São João da Madeira.

Além da exposição de desenho, estão ainda preparadas diversas atividades para os mais novos. Até ao final do mês de dezembro a formadora Marta Bernardes explica às crianças que o “Lápis é tecnologia de ponta”.

A exposição pode ser vista na Biblioteca Almeida Garret de terça a sábado das 10h00 às 18h00 e domingos das 14h00 às 18h00, até ao dia 31 de dezembro. A entrada é livre.