Eunice de Carmo Muñoz nasceu a 30 de Julho de 1928, em Amareleja, concelho de Moura. Começou a encarar o público com apenas cinco anos, na pequena companhia teatral da sua família. Em 1941, estreia-se na peça “Vendaval”, de Vírgina Vitorino, com a Companhia Amélia Rey Colaço/Robles Monteiro, no Teatro Nacional D. Maria II. Assim, em 1946 atingiu a consagração como atriz dramática em “Frei Luís de Sousa”.

Eunice terminou o Conservatório Nacional de Teatro com 18 valores e contracenou “Chuva de Filhos”, de Margaret Mayo. Pouco tempo depois, interrompeu a profissão para trabalhar numa loja de cortiça. Já em 1946 estreou-se no cinema com o filme “Camões”, de Leitão de Barros. Com esta interpretação, Eunice ganhou o prémio do Secretário Nacional de Informação (SNI) para melhor atriz cinematográfica do ano.

Regressou ao Teatro Nacional dois anos depois, com “Outono em Flor”, de Júlio Dantas, e “Espada de Fogo”, de Carlos Selvagem. Em 1956, na Companhia Portuguesa e Comediantes, fundada por Raúl Solnado, tornou-se a atriz dramática mais bem paga até então. Mais tarde, interpretou Shakespeare em “Noite de Reis”.

No entanto, a peça pela qual ficou conhecida foi “Mãe Coragem e Seus Filhos” (1986), de Bertolt Brecht. Em 1991, os 50 anos de teatro de Eunice Muñoz foram celebrados com uma exposição no Museu Nacional do Teatro. A atriz foi elogiada no palco do Teatro Nacional, pelo então Presidente da República, Mário Soares, quando interpretava a personagem de Estêvão Amarante, na revista-homenagem, de Filipe La Féria.

Em 1993, estreou-se em telenovelas com uma notável atuação em “A Banqueira do Povo”, de Walter Avancini. Em 2006 atuou pela primeira vez no Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras, com a peça “Miss Daisy”, encenada por Celso Cleto.

Em Maio de 2008, recebeu o Globo de Ouro de Mérito e Excelência. De seguida, regressou ao Teatro Nacional D. Maria II com a peça “O Ano do Pensamento Mágico”, de Joan Didion.

70 anos depois da sua primeira atuação no Teatro Nacional D. Maria II, Eunice Muñoz foi, esta segunda-feira, condecorada pelo Presidente da República, Cavaco Silva, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Para comemorar, a atriz subiu ao palco para a estreia da peça “O Cerco a Leningrado”, de José Sanchis Sinisterra.