Em 2012, o Festival de Cinema Fantástico do Porto volta ao Teatro Rivoli para a 32ª. edição do evento. Cem anos depois da sua morte, o escritor irlandês Bram Stoker é homenageado com a exibição de dois filmes baseados na sua obra mais famosa, o romance gótico “Drácula”, lançado em 1897. Assim, quem passar pelo certame vai assistir ao trabalho de Francis Ford Copolla com o mesmo nome do livro, e o “Nosferatu” de Murnau.

Bram Stoker nasceu a 8 de novembro de 1847 em Dublin. Foi jornalista freelancer e crítico de teatro. Lançou o seu primeiro livro em 1879, o manual de administração fiscal “The Duties Of Clerks of Petty Sessions in Ireland”. A sua primkeira obra de ficção, “Under The Sunset”, é lançada dois anos depois, 1881. Bram Stoker escreveu 18 livros antes da sua morte, a 20 de Abril de 1912.

A próxima edição do Fantasporto vai ainda homenagear Karen Shakhnazarov, “um dos mais importantes realizadores russos da atualidade”, de acordo com a organização. O Festival de Cinema Fantástico do Porto acontece entre os dias 20 de fevereiro e 4 de março de 2012 no Teatro Tivoli.