O anúncio da CMP surge na sequência da reunião da Comissão Municipal de Protecção Civil, que teve lugar esta tarde nos Paços do Concelho: a Torre 5 do Bairro do Aleixo é a primeira a ser demolida, já na manhã do próximo dia 16 de dezembro, data que coincide com a da primeira vitória eleitoral de Rui Rio, em 2001, para a presidência da autarquia portuense.

“De acordo com os pareceres técnicos apresentados, o grupo de trabalho que está a tratar deste dossiê, concluiu que se encontravam reunidas as condições para avançar com a implosão da Torre 5, que se apresenta totalmente devoluta há já algumas semanas, no âmbito do processo de demolição do bairro”, diz o comunicado da autarquia.

A escolha da implosão como método de demolição prende-se com o facto de ser “mais rápido e seguro, designadamente para os trabalhadores e técnicos mais diretamente envolvidos”. O presidente da CMP, Rui Rio, “acionou os mecanismos legais imperativos, designadamente a declaração de situação de alerta”.

De acordo com o documento emitido pela autarquia, a implosão desta torre do Bairro do Aleixo “constitui um passo importante para a cidade do Porto não só no plano urbanístico, como também no patamar da justiça social e da segurança urbana”.

Até ao momento, a CMP, através da DomusSocial, já reabilitou 12 bairros sociais, “correspondendo a 235 blocos de apartamentos e 60 casas, e ainda construiu três novos complexos habitacionais”.