O centro artístico portuense, Miguel Bombarda, acolhe um entre os demais hostels da cidade do Porto: o Gallery, que dá especial destaque à arte.

O proprietário, João Castanho, diz que a ideia do nome e do conceito parte da rua em que se insere. “Justifica-se plenamente, aqui na rua das galerias, ter uma componente artística que serve ao mesmo tempo como decoração, maneira de dar ambiente, divulgar a rua e os seus artistas”, garante.

Com quadros por todo o lado, o hostel possui uma uma acolhedora sala de convívio e uma cozinha espaçosa que cheira a ingredientes de outros países. Os visitantes chegam um pouco de todo o lado para o albergue. Desde norte-americanos a australianos, coreanos a brasileiros, todos acrescentam algo novo à alma do Gallery Hostel, que beneficia da abrangência de nacionalidades. “As pessoas são diferentes cultural e intelectualmente. É engraçado ver como, aqui, todos respeitam os hábitos uns dos outros e ainda tentam aprender com isso”, destaca o dono.

O público-alvo tem entre 18 e 30 anos mas, frequentemente, aparecem pessoas mais velhas, tanto em grupos grandes como sozinhas. “O nosso primeiro cliente tinha 64 anos. Ainda estávamos em obras, ele passou por aqui e gostou tanto que quis ficar na mesma”, diz João Castanho.

Os hóspedes ficam em média três dias, mas são muitos aqueles que prolongam a estadia por várias semanas. Na sua maioria, os clientes são “pessoas com formação universitária, abertas à cultura, que procuram descobrir o Porto”. Muitos vêm em busca de conhecer as obras de Souto Moura e Siza Vieira (que dão nome a dois dos quartos do albergue).

Histórias para contar

É uma atividade que nunca é igual. “Há pouco tempo tivemos cá um senhor que enviuvou aos 70 anos, aborrecia-se tanto de estar em casa que veio a pé desde a Alemanha.” Há sempre histórias para contar. O guestbook é a prova viva disso. Em apenas cinco meses está repleto de agradecimentos e elogios em todas as línguas.

Os preços variam entre 15 e 25 euros por pessoa, consoante o tipo de quarto escolhido. Há quartos de seis pessoas, de quatro ou privativos. São dormitórios mistos onde o silêncio é prezado. O pequeno almoço está incluído no preço da estadia. Os produtos servidos são portugueses e cuidadosamente escolhidos nos mercados locais.

O Gallery Hostel oferece, ainda, tours diurnos pela cidade, em que são mostrados aos hóspedes os principais pontos de interesse. Os tours noturnos são, também, uma boa opção oferecida pelo hostel: um membro da equipa guia os clientes pelas ruas da Baixa, mostrando alguns dos bares mais animados. O uso da internet é gratuito.