Dois dias (7 e 8 de dezembro), nove projetos e muito jazz. Um outro detalhe: a entrada na segunda edição do Festival Porta-Jazz é gratuita.

Primeiro surgiu a associação Porta-Jazz. Depois o festival no bar Galeria Paris, no Porto. Estavam dados os primeiros passos para unir duas forças: o Porto e o jazz. Um ano depois, o Festival Porta-Jazz não mudou assim tanto. Mantém-se o entusiasmo e o pretexto, a necessidade de dar um palco maior a todos os interessados em tocar e em ouvir tocar.

Desta vez, os nove projectos incluídos no cartaz estarão no Passos Manuel entre os dias 7 (das 18h00 às 24h00) e 8 (das 15h00 às 20h00). No alinhamento estão patentes nomes como a Orquestra Jazz de Matosinhos, uma das formações mais dinâmicas do jazz português actual, CORETO Porta-Jazz, projeto que surge no coração da associação e que arranca neste festival e Quarteto de Jazz do Porto, composto por Mário Santos, Paulo Gomes, Pedro Barreiros e Leandro Leonet, um dos melhores bateristas da nova geração.

A lista completa: J4nela, GÊ.PS, Rui Teixeira Group, Orquestra Jazz de Matosinhos, JILABA, Quarteto de Jazz do Porto, Pedro Neves Trio, Zé Pedro Coelho Quinteto e CORETO Porta-Jazz.

Para quem não foi à primeira edição e não sabe com o que contar, a associação Porta-Jazz, associação sem fins lucrativos composta por músicos, promete uma festa com música de qualidade e projectos originais, “expor a qualidade artística dos músicos e criar elos de ligação entre os mesmos e o público em geral”.