O Sindicato Nacional dos Maquinistas decidiu, esta terça-feira, que vai manter a greve que tinha convocado para o final desta semana. O anúncio surgiu no fim da reunião entre os maquinistas da Comboios de Portugal (CP) e a administração da empresa de transportes, com os dois lados a não conseguirem chegar a um acordo.

O Conselho de Administração da CP já lamentou que “o sindicato não tenha reconsiderado a sua posição”, adianta a Agência Lusa. “Como o país compreenderá, o Conselho de Administração da CP não pode negociar o exercício do poder disciplinar da empresa”, garantiu aos jornalistas a porta-voz da empresa, Ana Portela, à saída da reunião.

A decisão de avançar para a greve prende-se com os processos disciplinares interpostos pela empresa e tidos como ilegais pelos trabalhadores. Está prevista uma nova paralisação para dia 1 de janeiro.

Entre a passada sexta-feira e o meio dia de ontem, segunda-feira, foram cancelados mais de duas mil viagens de comboio. Segundo os dados facultados pela CP, os três dias de greve da semana passada e a paralisação no primeiro dia de janeiro devem causar prejuízos a rondar os 2,5 milhões de euros.