A Câmara Municipal do Porto (CMP), através do Pelouro do Conhecimento e Coesão Social, vai disponibilizar, nas bibliotecas municipais, uma “Biblioteca Sonora Digital”. O novo repositório electrónico de “audiobooks” (ou livros narrados em áudio) foi produzido pela Biblioteca Sonora da Biblioteca Pública Municipal do Porto e é de acesso gratuito.

Apesar disso, os “livros falados” são de acesso restrito, estando apenas disponíveis para cidadãos portadores de deficiência visual.

Os utilizadores conseguem ter, através deste serviço, acesso imediato aos “audiobooks”, que podem descarregar e guardar, num processo pioneiro “em bibliotecas públicas portuguesas”, diz um comunicado da CMP. Desta forma, é dado “mais um passo na modernização dos serviços e na aproximação aos utilizadores”, garantindo “bibliotecas municipais inclusivas”, reza o documento.

A Biblioteca Sonora Digital já acumula algumas dezenas de obras, mas a autarquia estima que, até final de março de 2012, o serviço terá mais de 2500 horas de gravação ao dispor de cegos e amblíopes.

A totalidade das obras desta Biblioteca Sonora Digital pode ser pesquisada online no Catálogo Público das bibliotecas do Porto, na secção “Áudio e Braille“.