Os estudantes que entraram, este ano letivo, pela primeira vez no ensino superior vão ter uma nova fase de candidaturas às bolsas de estudo. A informação foi avançada hoje, sexta-feira, pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC).

Em comunicado, o MEC garante que “as candidaturas apresentadas que ainda não foram objeto de decisão final continuam em análise pelos Serviços de Ação Social das Instituições de Ensino Superior”. Na mesma nota informativa enviada às redações é assegurada a necessidade de uma “análise mais rápida das candidaturas, tendo em vista evitar os atrasos que sistematicamente se verificam neste processo”.

Ao JPN, Luís Rebelo, presidente da Federação Académica do Porto (FAP), diz que este é “o resultado de uma plataforma de discussão que se gerou em torno do problema”. “Uma decisão que vem tarde. Mas antes tarde do que nunca”, acrescenta. Eduardo Melo, presidente da Associação Académica de Coimbra, também vê “com bons olhos” a abertura do novo prazo de candidaturas às bolsas de estudo. Ainda assim lamenta a “morosidade com que foi aberto este processo”.

Luís Rebelo garante que “é um desafio para, em altura de exames, os Serviços de de Ação Social e os movimentos associativos informarem os alunos”. Eduardo Melo partilha da mesma opinião e acrescenta que “a melhor altura teria sido no início do ano letivo”, até porque em altura de exames, “os alunos com mais dificuldades económicas, acabam por abandonar a universidade”.

O MEC diz ainda que “a progressiva automatização do processo e o aumento da celeridade no carregamento dos dados do aproveitamento escolar por parte das instituições de Ensino Superior” vão ser algumas das medidas tomadas nesta fase de candidaturas. Eduardo Melo diz que o mais importante é “reformular a forma de atuação dos serviços da Direção Geral do Ensino Superior”.

O novo prazo de candidaturas vai decorrer de 16 a 31 de janeiro de 2012. Todos os pedidos devem ser feitos exclusivamente na plataforma electrónica da Direcção-Geral do Ensino Superior.