“Uma Capital de Todos para Todos”. É o lema de Braga durante este ano. A Capital Europeia da Juventude (CEJ) arrancou ontem, sábado, com atividades para todos os gostos:mais de 40 espetáculos de música, dança e teatro que animaram o centro histórico bracarense ao longo de todo o dia.

É a primeira vez que uma cidade portuguesa é Capital Europeia da Cultura e, para Hugo Pires, presidente da Fundação Bracara Augusta, esta é a altura ideal para apostar na empregabilidade. “Vivemos momentos muito difíceis, principalmente para os jovens que têm poucas perspetivas de futuro”, acrescenta. Hugo Pires garante ainda que é preciso disponibilizar “mais ferramentas para que os jovens enfrentem o mercado de trabalho. E isso faz-se qualificando-os, dando-lhes formação”.

Ao longo do dia, várias escolas e associações animaram vários espaços concentrados no centro histórico de Braga. Atividades que se prolongam ao longo do ano com “muitas ações ligadas ao empreendorismo e à inovação”, diz Hugo Pires.

Uma Capital Europeia da Juventude que está a 11 quilómetros de distância da Capital Europeia da Cultura. Para o presidente da Fundação Bracara Augusta é “uma oportunidade única” que serve para “a região mostrar o que sabe fazer”.

Braga 2012: promoção cívica dos jovens

Estão programadas mais de 14 mil horas de animação que pretendem “dotar os jovens de ferramentos para o futuro”, diz Hugo Pires. O presidente da Fundação Bracara Augusta realça o “Encaixa-te”, um programa “para que os jovens se instalem no centro histórico”. Um projeto da Câmara Municipal de Braga em parceria com os proprietários dos edifícios do centro histórico da cidade. O conceito é o seguinte: “as 10 melhores ideias vão ser ‘encaixadas’ em espaços devolutos do centro histórico. Durante 6 meses não vai ser cobrada renda e, depois dos 6 meses e se o negócio prosperar e os jovens quiserem ficar, o espaço é alugado durante mais um ano com o valor da renda acordado com o proprietário”.

O espetáculo oficial da cerimónio de abertura começou depois das 18h00 e contou com a atuação dos Drumatical Theatre no coração da cidade, no Largo do Pópulo. Um evento feito pelos jovens e para os jovens. A “Capital de Todos para Todos” onde as palavras de ordem para 2012 são “empregabilidade”, “inovação” e “empreendorismo”.