O “Rio+20 Global Youth Music Contest” quer encorajar jovens até aos 30 anos, indivualmente ou em grupo, a criar uma música sobre questões preocupantes para o futuro da Terra.

Dois temas serão aclamados vencedores e os seus criadores convidados a apresentá-los na 20.ª Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Desenvolvimento Sustentável, que se realiza de 20 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro, Brasil.

Os candidatos devem criar uma música com o mínimo de dois minutos de duração e o máximo de cinco, inspirando-se no futuro da Terra. As propostas a concurso terão de ser enviadas para Tempus, escola de música responsável pela promoção do concurso em Portugal, até à meia-noite do dia 18 de março de 2012.

Música “consciente”

O objetivo é “gerar uma maior consciência sobre o desenvolvimento sustentável nos jovens de todo o mundo”, nesta que é uma iniciativa promovida pela International Association for the Advancement of Innovative Approches to Global Challenges (IAAI) em direta relação com a Cimeira da Terra organizada pela ONU.

Fátima Vieira, coordenadora do concurso em Portugal e docente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, afirma que “é essencial chamar a atenção dos jovens para este assunto”.

Em Portugal, o “clip” promocional está a cargo dos músicos Mariana Mello, de 17 anos, e Francisco Rua, de 24 anos. Mariana é, atualmente, vocalista de uma banda rock, e Francisco toca guitarra acústica com cordas de aço num trio de música irlandesa. A letra foi escrita propositadamente para este concurso – que já conta com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território – pela poetisa Ana Luísa Amaral e intitula-se “Blanket Made of Blue”.