Foi formada em outubro de 2011, por músicos que já se conheciam no meio e que, “após terem partilhado o palco noutras orquestras, decidiram criar o seu próprio projeto, independente e personalizado”, pode ler-se no site da Invicta Big Band.

As idades dos músicos variam entre os 11 e os 77 anos e todos partilham o mesmo objetivo: “Tocar por Prazer e com Prazer”. O jazz é o estilo de música por que se pauta a Invicta Big Band, mas não esquece o rock, a pop ou a música latina. O importante é “o Conjunto, o Virtuosismo e a Improvisação”.

A casa da Invicta Big Band (IBB) é o Órfeão da Foz do Douro, no Porto, mas é no Conservatório de Música da cidade – de onde são oriundos vários dos músicos – que este projeto se vai estrear, este sábado, pelas 21h30.

A direção artística da IBB está a cargo de António Pinheiro, de 32 anos, também membro da Orquestra de Jazz do Conservatório de Música do Porto. Por entre clarinetistas, saxofonistas, trompetistas ou baixistas são 23 os músicos que compõem esta orquestra ligeira.