A 32ª. edição do Fantasporto arranca a 20 de fevereiro. O Rivoli volta a receber o certame que, este ano, conta com 100 longas metragens e com cerca de 250 curtas metragens. Ao todo, vão estar representados no Fantasporto 33 países.

Na conferência de imprensa realizade hoje, segunda-feira, António Reis, um dos diretores do festival, lembra que “o Fantasporto é festa” e que abrange “uma vasta gama de público”.

Mário Dorminsky, um dos fundadores do evento, lembra ainda que “o Fantasporto é o evento que tem mais impacto a nível cultural” no país, mas que não percebe como é que “a cultura e o turismo não são apoiados em Portugal”. Ainda assim, Beatriz Pacheco Pereira, diretora do festival, lembra que o Fantasporto tem “um programa recheado” assente “numa rede de cooperação feita à base da amizade e com um programa de elevada qualidade”.

Nesta edição vão ser comemorados os 30 anos do filme “Blade Runner”. Para António Reis “um dos filmes mais significativos para o Fantasporto e um dos melhores filmes do cinema fantástico”.

Além da homenagem ao trabalho de António Pedro Vasconcelos, vai ser feita uma retrospetiva à obra do cineasta francês Alain Robbe-Grillet: “cinema de erotismo e sensualidade que merece uma segunda visão”, remata. Para a 32ª. edição do certame vai ainda ser homenageado o Teatro de Marionetas do Porto e o seu fundador João Paulo Seabra, falecido em 2010.

António Reis não esquece ainda a homenagem do Fantasporto ao cineasta russo Karen Shakhnazarov e a Bram Stoker, “um dos ícones do cinema de terror”, remata.

Fantasporto “não é só dentro das salas de cinema”

Nem só de filmes vive o “maior festival de cinema de Portugal”, segunda as palavras de um dos fundadores do evento, Mário Dorminsky. Estão previstas palestras, workshops, exposições e várias conferências. Sob o mote “O Futuro Agora”, o Fantasporto vai pensar na evolução da arte e também da ciência.

Mário Dorminsky lembra que é “difícil” realizar um evento no Porto e que estão a trabalhar “com um orçamento reduzido”. Ainda assim, Beatriz Pacheco Pereira lembra que “continuamos a ser o maior festival de cinema de Portugal” e que a inovação e a qualidade são a nossa imagem de marca”.

A 32ª. edição do Fantasporto arranca a 20 de fevereiro com o filme “Shame” de Steve McQueen e termina a 4 de março com a exibição de “ThisMust be the Place” de Paolo Sorrentino. Os bilhetes podem ser comprados nos locais habituais e, ainda, via internet.