O “western português” que valeu a Rodrigo Areias um prémio no XVIII Festival Caminhos do Cinema Português e teve ante-estreia mundial no Festival de Curta-Metragens de Vila do Conde 2011 chega a Serralves numa sessão de cine-concerto. Rita Redshoes e Legendary Tigerman interpretam ao vivo, em Serralves, a banda sonora do mais recente trabalho do realizador vimaranense.

“O objetivo é atrair um outro público para ver cinema, em salas vocacionadas para outro tipo de espetáculos, ainda antes da estreia comercial do filme”, diz Rodrigo Areias. Aliás, “Estrada de Palha” foi também pensado, garante Areias, para ser mostrado assim, neste tipo de apresentações não convencionais. Para o cineasta, o importante é possibilitar uma “experiência divertida para o espetador”.

Dois filmes para 2012

A Rodrigo Areias, o cineasta que não consegue sair de Guimarães, espera-lhe um ano de 2012 bem ocupado. “Enquanto realizador tenho, obrigatoriamente, de fazer dois filmes”, revela. Ambos vão ser rodados na sua cidade natal: “O Cinema Morreu”, uma curta-metragem sobre o cinema em si, e uma longa baseada na obra do arquiteto Fernando Távora, integrada na programação de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.

Rita Redshoes e Legandary Tigerman fizeram uso de “instrumentos pouco usuais no seu dia-a-dia musical” para comporem a banda-sonora do filme. À mais tradicional guitarra elétrica juntaram o marxophone e até um berbequim foi usado “para ‘abrir’ o som de uma guitarra Dobro”.

Centrada na primeira década do século XX, “Estrada de Palha” apresenta uma “narrativa simples”: a história de Alberto, um emigrante que, após ter vivido vários anos no estrangeiro, volta a Portugal “para vingar a morte do irmão”, bem ao estilo dos “western”. É inspirado na obra de Henry David Thoreau, traduzindo para português “Desobediência Civil”.

Esta sessão em formato de cine-concerto é a primeira de cinco, agendadas até ao início de fevereiro, e tem início pelas 21h30, no Auditório de Serralves. O preço dos bilhetes varia entre os cinco euros (estudantes, maiores de 65 e Amigos de Serralves) e os dez euros (público em geral). Realizador e músicos vão ainda estar disponíveis para uma conversa aberta ao público, no final da apresentação.

A tournée de “Estrada de Palha” inclui o Centro Multimeios de Espinho (28/1), o Centro de Artes e Espetáculos de Guimarães (29/1), o Teatro Académico Gil Vicente em Coimbra (30/1) e o Teatro São Luiz em Lisboa (1/2).