A reitoria da Universidade do Porto (UP) foi o palco escolhido para, na segunda-feira, acolher a celebração dos 15 anos do Programa Graduado em Biologia Básica e Aplicada (GABBA), um doutoramento pioneiro em Portugal. Na cerimónia, vão estar presentes o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, e a atual secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira.

Para assinalar a data, a UP lança, igualmente, a obra “GABBA: A decade and a half in the life of a graduate program (1996-2011)”, de Diogo Manoel, que retrata o percurso do programa e dos 166 investigadores que por lá passaram.

Também o reitor da UP, José Marques dos Santos, vai estar presente, bem como o presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Alberto Amaral. Maria de Sousa, investigadora e cofundadora do programa.

O Programa GABBA nasceu em 1996, com a fusão de quatro mestrados da UP: genética, biologia celular, oncobiologia e imunologia. Recebe, anualmente, doze investigadores.