Quatro rotas e 12 visitas temáticas ao longo dos próximos cinco meses. É o plano da “Rota dos Museus” da Câmara Municipal do Porto (CMP) que arrancou hoje, quinta-feira, na Casa Museu Guerra Junqueiro. Um programa cultural que, nas palavras da vereadora do Conhecimento e Coesão Social, Guilhermina Rego, pretende “dar a conhecer a cidade e o seu património”.

As quatro rotas acontecem em simultâneo e estão vocacionadas para um público adulto. Cada rota tem três visitas temáticas subordinadas a temas específicos: a Rota da Educação Financeira passa pelo Museu Papel Moeda e pelo Gabinete de Numismática e permite “conhecer a história e a evolução do dinheiro”, nas palavras de Guilhermina Rego.

Já a Rota Conhecer o Porto vai visitar a Casa do Infante e o Banco de Materiais. Na Rota Figuras do Porto, os participantes vão conhecer algumas das figuras mais importantes da cidade ao passarem pela Casa Museu Guerra Junqueiro, as Reservas Municipais e a Casa Oficina António Carneiro.

Pela Rota Hábitos e Costumes do Porto é possível conhecer o Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, a Casa Museu Marta Ortigão Sampaio e o Museu do Vinho do Porto.

Para Guilhermina Rego, ao longo dos próximos cinco meses, as quatro rotas do novo programa cultural da CMP “permitem à população do Porto viver a cidade”. A primeira edição termina em Julho mas é vontade da CMP promover uma nova edição “com o alargamento da rota a outros museus da cidade”, garante a vereadora.

Os participantes da primeira edição da “Rota dos Museus” já foram escolhidos através da Fundação Porto Social. As visitas acontecem sempre às quintas-feiras, entre as 15h00 e as 16h30.