A Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) vai entregar à Assembleia da República (AR), na próxima segunda-feira, as assinaturas que recolheu para a petição pela Alteração do Estatuto do Bolseiro de Investigação.

A petição, iniciada nos últimos meses de 2011, conta com mais de cinco mil assinaturas. A entrega será feita em audiência com a vice-presidente da AR, Teresa Caeiro, pelas 12h00.

André Janeco, vice-presidente da ABIC, refere que a associação recolheu as quatro mil assinaturas necessárias ainda em 2011, mas que o processo de entrega foi mais demorado para garantir que todas as condições necessárias estavam presentes para “obrigar a AR a discutir este assunto”.

Com esta medida, o grupo pretende que “a maioria das bolsas de investigação passem a contrato de trabalho” e uma “revisão do estatuto”, para que as pessoas abrangidas tenham “mais condições”. “Existem algumas questões flagrantes a resolver”, garante André Janeco, que destaca a precariedade e a “degradação do poder de compra” dos bolseiros, bem como a necessidade de integração dos mesmos no “regime geral da Segurança Social”.

No entanto, o vice-presidente da ABIC não esquece que tem “havido alguma abertura dos grupos parlamentares” para o tema, pelo que a entrega da petição vem reforçar a necessidade de “valorização do assunto”, que “engloba milhares de pessoas” em Portugal.