São duas as datas importantes do ciclo poético “Quintas de Leitura”: onze anos de atividade e dez anos de programação de João Gesta. Esta quinta-feira, 16 de fevereiro, o espetáculo vai decorrer ao longo de mais de três horas com música, dança, poesia, desenhos e performances.

Destaque na música para as banda portuguesas At Freddy´s House e Best Youth, na dança com a companhia Vortice Dance Company e, na poesia, para Daniel Maia-Pinto Rodrigues, Isaque Ferreira e Pedro Lamares.

A atriz Filomena Cautela encabeça a lista de artistas convidados e será responsável pela apresentação do evento. Para o final do espetáculo fica reservada uma surpresa para o público. O preço dos bilhetes oscila entre os 7,5 e os 11 euros e o evento tem início marcado para as 22h00, no Teatro do Campo Alegre, no Porto.

Mais de uma década de “respeito pela nossa língua”

As “Quintas da Leitura” surgiram em 2001, no ano do Porto Capital Europeia da Cultura, com programação de Jorge Velhote. Em 2002, o cargo passaria a ser assumido por João Gesta, atual programador, para quem o ciclo é “não-académico, lúdico e dessacralizado”. Gesta assume que, em 2002, “houve grandes transformações”.

Quando questionado sobre o motivo de se formar as Quintas de Leitura, o programador argumenta que “a poesia nunca foi levada muito a sério em Portugal” e que a literatura sofre de falta de apoios. Deste modo, garante que as Quintas de Leitura são uma “profunda atitude de respeito pela nossa língua”. João Gesta diz ainda que a iniciativa, realizada há 11 anos, é a forma de fazer “chegar às pessoas a mensagem dos nossos poetas”. O programador das Quintas de Leitura não esquece que o “nosso maior património é a língua” e que se trata de um “valor absolutamente inalienável”.

Mais de uma década depois, João Gesta refere como provável causa do sucesso e fidelização do público o “fator risco e fator surpresa” que as “Quintas” proporcionam. Do mesmo modo, afirma que o trabalho da equipa é fundamental para a consolidação das Quintas de Leitura, que tem conseguido ao longo dos anos surpreender o público.

O leque abrangente de artistas permitiu a evolução do evento, possibilitando a conquista de camadas de público cada vez mais jovem. Atualmente, o evento recebe audiências dos 19 aos 50 anos, na sua maioria.

Os escritores José Luís Peixoto e Valter Hugo Mãe, os músicos Rui Reininho e Pedro Abrunhosa e os bailarinos Tânia Carvalho e Luís Guerra foram alguns dos artistas que já estiveram presentes no ciclo.

Para o ano de 2012, as “Quintas de Leitura” já têm programação definida: Fernando Alvim e Vasco Graça Moura são alguns dos nomes que vão passar pelo Teatro do Campo Alegre. “A Palavra é quem mais ordena. Este é o nosso mote para 2012”, pode ler-se no site.

Notícia atualizada às 10h08 de 17 de fevereiro de 2012