Carnaval para toda a família

Se se vive em época de austeridade, o Mundo em Festa sugere um “Carnaval low costpara toda a família”. Entre 18 e 21 de fevereiro haverá ateliês de criação de máscaras, um desfile de fantasias e diversas atividades para todas as idades, no interior e ao ar livre. Este ano, o tema central do parque será o Lince Ibérico – resultado de uma parceria com a Liga para a Protecção da Natureza, na luta contra a extinção da espécie.

A icónica avenida da Boavista vai ser invadida por adrenalina e animação pela Roller Derby Porto. A ideia é divulgar a modalidade que Marta Carvalho importou, há uns meses, dos Estados Unidos da América. Agora, juntamente com Ana Cruz, convida toda a gente a se juntar à parada, “seja de patins, skate, bicicleta… ou o que mais se lembrarem!”. A apresentação será feita dia 18, este sábado, às 15h00. O ponto de encontro (e de partida) é a Casa da Música.

E já que aqui estamos, esta instituição festeja o Carnaval com dois concertos peculiares. “Outros Carnavais, Outros Animais” é uma iniciativa da Escola de Música Valentim de Carvalho, promovida pelo Serviço Educativo da Casa da Música, que apresenta um espetáculo inspirado no mundo animal. Haverá uma sessão especial para as escolas, sexta-feira, 17, às 14h30. Para o restante público está reservada uma sessão sábado, 18, pelas 16h00. Acontecem na Sala Suggia, com preços entre os 5 euros para famílias e público geral, 2,5 euros para escolas do ensino básico e secundário e 3,75 euros para portadores de Cartão Amigo.

Domingo é dia de “Carnaval dos Animais”, uma produção da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música que se trajará de acordo com o tema de 2012 – França. Neste concerto destacam-se três obras: “Carnaval dos Animais”, de Camille Saint Saëns, a ópera de Mascagni, “Le Maschere” e “Masquerade”, uma peça teatral de Khatchaturian. Com uma sessão às 12h00 e outra às 18h00, os preços variam entre os 11 euros, para o público geral, 2 euros para estudantes, 8,80 euros para quem tiver menos de 25 ou mais de 65 anos e, ainda, 8,25 para os portadores do Cartão Amigo.

A Câmara Municipal do Porto, através do Pelouro do Conhecimento e Coesão Social, a PortoLazer, a Fundação Porto Social e o Inatel espalharem, por toda a cidade, quatro dias de animação. Destacamos o “Carnaval na Bonjóia”, na Quinta da Bonjóia, com entrada livre. Sábado, dia 18, das 15h00 às 18h00, uma tarde com música, insufláveis e outras surpresas para os mais pequenos.

Carnaval não recomendado a crianças

O Hard Club promove, entre 17 e 23 de fevereiro, o ciclo “1 banda = 1 euro”. O objetivo é fundamentalmente lançar bandas em ascensão e pelo Mercado Ferreira Borges vão passar nomes como Dalai Lume, Re-Censurados e Eskizofrénicos, a 17 de fevereiro, às 22h00. No dia 23 é a vez de Art of Fugue, Capagrilos e Elementos subirem ao palco. O bilhete diário custa 3 euros.

A 32.ª edição do Fantasporto decorre entre 20 de fevereiro e 4 de março. Para festejar o tempo de folia e máscaras, o maior festival de cinema português sugere uma ida até ao Teatro Rivoli, a 20 e 21 de fevereiro, onde estarão em destaque os filmes de Ed Wood e o mito de Drácula, uma seleção que inclui obras como “Plan 9 from Outer Space”, “Glenn or Glenda”, “Bram Stoker’s Dracula” e “Nosferatu”. O Fantasporto escolheu como tema deste ano “O Futuro Agora” e é neste âmbito que, nos mesmos dias, decorrerá um ciclo de conferências sobre as visões do futuro quer das artes, quer das ciências.

Uma mistura entre as duas últimas sugestões resulta no “Baile de Vampiros”, uma iniciativa do Fantasporto, no Hard Club, a 3 de março. O destaque vai para a atuação de Zen que antecedem os dj sets de Schizzofrenic Records vs Lovers and Lollypops Soundsystem, André Tentugal (We Trust), Nuno (Os Tornados) by Why Radio e Mister Teaser. O bilhete custa 10 euros e as portas abrem às 23h59.