O Fórum “O Futuro Agora” reuniu ontem, terça-feira, na mesma sala, a diretora artística do Teatro de Marionetas do Porto, Isabel Barros, o diretor artístico da Escola de Dança Ginasiano, Marcelo Ferreira, e o pintor Augusto Canedo.

Isabel Barros iniciou a conferência relacionando o universo das marionetas com a área da imagem e da interatividade. Para a coreógrafa, o futuro passa pela manipulação e construção de uma história para cada marioneta. “É necessário perceber e ter passado para assim nos renovarmos”, afirma Isabel Barros, que alia várias formas de expressão para criar imagens para as suas marionetas.

Já Marcelo Ferreira alerta para o facto de ser necessário criar um clima de intermodalidade com a dança, sem esquecer a articulação entre os diversos tipos de artes. Confessa, ainda, que o Porto peca por não ter um “acompanhamento estável dos pequenos grupos de dança que existem”.

Augusto Canedo, por sua vez, não esquece a importância do presente para compreendermos melhor o futuro. O pintor e também diretor artístico da Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira e diretor da Galeria “Por Amor à Arte” não deixou de abordar o conflito geracional, após um período marcado por grandes descobertas. “A geração seguinte tem uma necessidade de se afirmar, tentando impor-se com uma novidade” e, quando tal é impossível, “continua-se o trabalho dos pais ou traz-se para o presente o trabalho dos avós”. O pintor conclui que “o futuro não será igual ao presente”, mas “há valores contrários que acabam por penetrar no futuro”. “Augusto Canedo não esquece que “uma ideia nunca é radicalmente nova”. “Não podemos confundir criatividade com capacidade inventiva”, afirma.

A primeira conferência só terminou depois de um debate onde participaram todos os presentes. No final, percebeu-se que, atualmente, a noção de obra de arte é diferente da imposta pelo passado, sendo que tudo é muito mais efémero. O futuro arrasta consigo vestígios e elementos do passado e do presente que se constrói. Nas palavras do poeta António Machado “não há caminho. O caminho faz-se ao andar.”

O início oficial do Fantasporto será na próxima sexta-feira, dia 24, com a exibição do filme “Shame”, de Steve McQueen. Até lá, as sessões do Fórum “O Futuro Agora” vão continuar a debater a Arte e a Ciência.