A 32.ª edição do Fantasporto decidiu homenagear o realizador Ed Wood Jr. Além de realizador, o norte-americano foi também argumentista e produtor de vários filmes de ficção científica, erótica e terror. Ontem, terça-feira, foi a vez de “Jail Bait”, de 1954, ser apresentado no Fantas.

O filme conta a história de Don Gregor, filho de um cirugião plástico, que é levado para a vida do crime pelo amigo Vic Brady. O gangster acaba por fazer chantagem com o pai de Don para que este o opere e altere o rosto, para que não seja reconhecido pela polícia. O argumento do filme revelou-se original e inventivo para a época em que foi escrito.

A crise é sentida no festival de cinema… ou então era por ser dia de Carnaval. O certo é que a sala tinha a maior parte dos lugares vazios e, a assistir ao filme, estavam cerca de duas dezenas de pessoas. No entanto, as técnicas “arcaicas” das mortes das personagens do filme provocaram risos e animação entre a audiência.

No final, as pessoas saíram do Grande Auditório do Rivoli em conversa e sorridentes. Entre elas, Maria Monteiro, de 27 anos, que já vai ao Fantas há 4. “Penso que foi o filme indicado para a noite do dia de Carnaval, pois era calmo”, diz ao JPN. João Carvalho concorda. “Foi diferente, apesar de já sabermos o que ia acontecer a seguir. É um filme de época bom”, revela.