Enquadrado no desenvolvimento e dinamização cultural da cidade do Porto através da realização de feiras para a compra, venda e troca de artigos usados, o Flea Market inovou ao importar o conceito de “Car Boot Sale”. “Já há bastante tempo que tínhamos vontade de o experimentar, houve até uma vez, em dezembro de 2009, que fomos até à garagem de Passos Manuel e convidámos alguns vendedores a trazerem o seu carro e venderem com a mala aberta”, disse Ana Neto, responsável pela promoção do evento.

A iniciativa surge por parte da organização como uma forma de resolver o problema de estacionamento levantado em feiras anteriores, onde “o espaço não era suficientemente grande para que todos os vendedores pudessem levar os seus carros”. Para a realização da feira, o local escolhido foi o Silo Auto, de maneira a manter uma tendência do projeto que, “desde que se tornou itinerante, tem tido o cuidado de procurar ocupar espaços emblemáticos da cidade e que, de certa forma, estejam esquecidos”.

Com um andar lotado e a necessidade de abertura de outro “agora também esgotado”, para Ana Neto o evento tem vindo a exceder as expectativas iniciais. “Contamos com mais de 200 vendedores na maior edição do Flea”, afirma.

O emblemático edifício da cidade do Porto, ocupado com carros transformados em bancas, cujos objetos, para alguns dispensáveis, constituem uma atração garantida pela possível descoberta, entre o “lixo” dos outros, de algo que desperte curiosidade. A juntar a isto, segundo Ana Neto, um ambiente de festa com música a cargo do Dj Lula e “algumas novidades, como por exemplo, a Driftwood Collective que em vez de vender vai estar a receber peças velhas (bicicletas, pranchas, cavaletes, skates) para depois as reciclar e transformar em novos objetos” e a presença da HELPO, uma organização não-governamental que estará disponível para receber bens destinados à ajuda de crianças em Moçambique.

O formato, ainda pouco explorado em Portugal, assumiu já um patamar de popularidade em Inglaterra, onde se afirmou pela capacidade de juntar num só local e de forma prática uma grande quantidade de vendedores.

Flea Market, um projeto de 2009

O Flea Market, projeto que visa o desenvolvimento de feiras temáticas ou generalistas para a venda de produtos em segunda mão, faz parte da SPOT (Sociedade Portuense, Outras Tendências, Lda), também responsável por outras iniciativas como o “De Festa em Festa”, “Manobras no Porto” e “Música na Rua”.

Original de Barcelona e realizado nas grandes cidades europeias, o projeto que visa a reutilização de produtos através da sua venda neste tipo de feiras, constitui uma alternativa e apresenta vantagens em relação à conhecida feira da Vandoma, realizada ao nascer do sol. A resposta positiva e sucesso conseguido no estrangeiro fez com que o projeto fosse adoptado de maneira a promover a cultura na cidade do Porto.