Foi durante a sessão de abertura das Correntes d’Escritas – Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, esta quinta-feira de manhã, que foi anunciado o vencedor do Prémio Casino da Póvoa. O brasileiro Rubem Fonseca recebeu o galardão pela obra “Bufo e Spallanzani”.

Já o Prémio Literário Correntes d’Escritas/Papelaria Locus foi entregue a Tomás Anjos Barão, sob o pseudónimo de Duplo Arco-Íris pelo trabalho “Vergílio Vagaroso”.

No que diz respeito ao Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’Escritas/Porto Editora, vários trabalhos foram distinguidos. A turma SP do 4.º ano da Séction Portugaise du Lycée de Saint-Germain-en-Laye, de França ficou em primeiro lugar com “O sonho do professor Jorge”, logo seguida, em segundo, pela turma ” da Escola Básico Bairro Duarte Pacheco, de S. Victor, Braga, por “Martinho descobre que as mãos falam”. Por último, a turma B da Escola Básica do 1.º ciclo/Jardim de Infância Condes de Lousã, da Damaia, Amadora, conseguiu um terceiro lugar por “No Reino da Alfabetária”.

Duas menções honrosas foram, ainda, atribuídas pelo júri: a “Um Feiticeiro Infeliz”, da turma 4B da Escola Comendador Ângelo Azevedo, de S. Roque, Oliveira de Azeméis, e a “Futebol Planetário”, da turma 4D da Escola Básica do 1.º ciclo n.º1 de Sines, pela ilustração.

Miguel Louro, sob o pseudónimo de Félix Ribeiro, venceu o Prémio Fundação Dr. Luís Rainha, com “Amar o Mar – Minha Terra Natal”. Ainda nesta categoria, “Euracini de pátrias e maresias”, de Admário Costa Lindo, teve direito a uma menção honrosa.