O debate começou aceso esta quarta-feira, em mais um fórum “O Futuro Agora”. Reunidos na mesma sala, a docente da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Isabel Menezes, a antiga presidente da Comissão para a Igualdade e para os Direitos da Mulher, Ana Maria Braga da Cruz, e Mário Dorminsky, vereador da Cultura da Câmara Municipal de V. N. Gaia, apresentaram as suas visões de um futuro melhor. A conferência contou ainda com a participação do político e historiador José Pacheco Pereira e do subdiretor do Jornal de Notícias (JN), Jorge Fiel.

O papel da mulher na sociedade e a sua influência para um futuro diferente foram os aspetos mais debatidos pelas duas oradoras, que depressa geraram a discussão entre a plateia maioritariamente masculina. “É tão piroso dizer que o lugar da mulher é em casa quanto dizer que se é homofóbico”, afirma Isabel Menezes.

Na sua intervenção, José Pacheco Pereira afirmou que, “no momento em que se toca na condição feminina, há um recuo pela sociedade”. O seu discurso esteve também voltado para os aspetos que marcam o futuro da política. O comentador de televisão falou do preconceito que existe perante os aspetos políticos e sobre o estado da democracia atual, que tende a retomar aos ideais atenienses. “As tecnologias como o Facebook dão-nos esta ideia de assembleia herdada de Atenas. (…) A consciência da democracia é a consciência dos limites de privacidade”, afirma Pacheco Pereira.

Mário Dorminsky, que até então tinha apenas provocado o debate entre os intervenientes, comentou que “a evolução tecnológica está a mudar”. “Estamos perante uma interatividade tão forte que nos sentimos intimidados”, considera.

Por sua vez, Jorge Fiel (JN) afirma que esta evolução tecnológica sempre ameaçou os jornais. Para ultrapassar esta barreira é necessário que “cada jornal justifique o dinheiro que o leitor vai pagar para o ler. (…) A informação especializada poderá vingar”, conclui.

O fórum “O Futuro Agora” prolonga-se até ao dia 24 de fevereiro, com iniciativas realizadas sob a égide da celebração oficial do 30.º aniversário do filme “Blade Runner”.