Arranca esta terça-feira o MusiCULT II, uma iniciativa que apresenta algumas propostas da música, cultura e da cidade, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e no Plano B. O MusiCULT II pode também ser visto como uma celebração ao rock, aberto a toda a comunidade e cidade.

Até quarta-feira, durante o dia vão realizar-se conferências no Anfiteatro Nobre da FLUP, com destaque, no dia 29, para a inauguração da exposição bibliográfica na Biblioteca da faculdade. À noite, o local de encontro é o Plano B, onde vai ser apresentado, esta terça-feira, um documentário acerca do Rock em Portugal. A noite continua com concertos. A 29, o MusiCULT conta mais uma vez com concertos e a presença de DJs.

Para a socióloga e coordenadora do evento, Paula Guerra, este workshop assenta no “projeto de investigação que teve a duração de cinco anos com enfoque nos últimos 30 anos do rock em Portugal”. Tal estudo culmina com a apresentação do livro de Paula Guerra “Diacronias do rock em Portugal (1980-2010)”, a ser lançado em abril deste ano.

A coordenadora referiu que o público pode esperar do MusiCULT “uma atualização profunda ao mais alto nível da investigação sociológica acerca da cidade, da cultura e da música em Portugal, mas também em França e no Reino Unido”.

Sendo o MusiCULT um evento que “potencia o diálogo interdisciplinar e a reflexão sobre a cidade, a cultura e a música”, nomes como Antoine Hennion, Augusto Santos Silva, Carlos Fortuna, Paul Hodkinson, Paula Guerra e Vítor Belanciano vão marcar presença.

A entrada é livre, mas as inscrições para as conferências [programa em PDF] devem ser feitas através através do e-mail [email protected] .