“Rose” é um filme polaco realizado por Wojciech Smarzowski, que retrata a vida angustiante de uma mulher da Masúria (nordeste da Polónia) – Róza . O seu marido, um soldado alemão, morreu na guerra e deixou-a sozinha na sua quinta. Róza é frequentemente vítima de violações por parte dos soldados russos e de atos de pilhagem por parte dos polacos. Em pleno ambiente de selva, Róza encontra a esperança em Tadeusz, um ex-oficial do exército polaco que sobreviveu às batalhas em Varsóvia e que procura esconder a sua identidade.

Apesar das imagens de violência de guerra e de violação, o público não se conteve nas gargalhadas nos momentos propícios a tal. Com uma forte carga emocional, “Rose” contém ainda momentos cómicos que facilitam a digestão das cenas mais pesadas do drama.

Ana Rodrigues, de 21 anos, conheceu o ambiente do Fantasporto apenas este ano e ficou impressionada com o filme. “Para a história que retrata está muito bem conseguido. Acho que é extremamente realista e isso choca um bocado. Pelo menos mexeu bastante comigo”, afirma a jovem estudante universitária.

Integrado na Semana dos Realizadores, “Rose” venceu o Grande Prémio do Festival Internacional de Varsóvia 2011. Foi fortemente aplaudido por uma plateia que ocupava mais de metade do Grande Auditório do Rivoli.