O concurso iUP25k é promovido pelo Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto (CedUP) e pela UP Inovação (UPIN) e tem como objetivo valorizar ideias criativas e originais de alunos e ex-alunos desta instituição, atribuindo prémios num valor total de 25 mil euros.

O iUP25k dá oportunidade aos interessados de apresentarem ideias para desenvolver um produto ou serviço, que possa ter uma visível valorização económica. Os prémios do concurso dividem-se entre quatro categorias. O prémio para melhor ideia de negócio atribui 15 mil euros aos vencedor e o segundo e terceiro prémios têm o valor de 5 mil euros cada. Por fim, na sessão de atribuição de prémios, agendada para 15 de maio, a assistência decide quem merece ganhar o “Prémio do Público”.

O concurso está dividido em duas fases: a Etapa Geral e a Etapa Final. Entre estas duas etapas, os 10 finalistas selecionados vão ter acesso ao Pitch Me UP, que consiste numa preparação para a apresentação da ideia no evento final.

Para se candidatar, o grupo deve ser composto, no máximo, por quatro membros, sendo que pelo menos um tem de ser aluno ou antigo aluno da UP. Os candidatos podem, igualmente, concorrer a título individual. Cada grupo ou candidato individual pode apresentar mais do que uma ideia.

Depois de formado o grupo, os elementos devem enviar a ideia para o e-mail [email protected] e, mais tarde, devem fazer chegar à TVU a resposta a um formulário de candidatura. A candidatura fica completa após terem feito o upload de um vídeo que explicite a ideia de negócio que desejam concretizar.

O período de candidaturas abriu esta segunda-feira, 27 de fevereiro, e prolonga-se até 27 de março.