A visita conjunta das delegações dos cinco países europeus surge no âmbito do projeto “KTForce – Knowledge Transfer joint forces for eficient innovation policies”, liderado pela Universidade do Porto (UP) e que pretende “melhorar as políticas de inovação em cada região parceira aproveitando a experiência dos gabinetes de transferência de tecnologia”, pode ler-se em comunicado da instituição.

Esta quinta e sexta-feira, 1 e 2 de março, representantes da Alemanha, França, Irlanda, Lituânia e Roménia vão ter oportunidade de conhecer o sistema de transferência de conhecimento e tecnologia da UP, bem como a estratégia da região Norte para a melhoria da competitividade.

Do programa fazem parte visitas à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), ao INESC-TEC e ao Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), entre outros. O objetivo é dar a conhecer “os casos de sucesso das políticas de inovações e da transferência de conhecimento em ambiente universitário”.

O KTForce é apoiado pelo INTERREG IV C, um programa de cooperação inter-regional cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional Europeu, e procura “melhorar as políticas de desenvolvimento regional na área da inovação e da transferência de conhecimento entre a universidade e a indústria”, através da troca de ideias e da partilha de experiências e “boas práticas entre diferentes entidades europeias”.