Inaugurado em 2005 e sediado no número 22 da Rua Nova da Alfândega, o Clube Literário do Porto (CLP) anunciou o encerramento para o dia 31 de março. A decisão leva ao despedimento de cinco funcionários e terá como motivo a necessidade de reestruturação dos serviços da fundação, segundo indica o jornal Público.

Com vista para o Douro, o CLP apresenta-se como um local de culto à leitura e às artes. O espaço tem três andares e inclui uma livraria, um piano bar, duas galerias de arte e um auditório. A entidade não tem fins lucrativos e acolhe atividades como palestras, exposições, espetáculos e conferências. A agenda deve fazer-se cumprir até ao final do mês, entre outros projetos com uma exposição de fotografia e com a iniciativa “Um Sentido na Poesia”.

Com sete anos de existência, alguns visitantes do espaço começam já a manifestar lamento através da página do CLP no Facebook.

O JPN contactou as entidades responsáveis da Fundação Dr. Luís Araújo, que não se mostraram disponíveis para prestar quaisquer declarações. Os funcionários do Clube Literário do Porto afirmaram apenas que estão “proibidos” de comentar o assunto.