E se, ao visitar uma exposição, o incentivassem a usar o iPhone e os auscultadores enquanto percorre as obras? O projeto Paperclip é a primeira exibição fotográfica a utilizar realidade aumentada, num conceito que usa QR Code para completar a experiência.

A ideia é de Nuno Serrão, um fotógrafo português, que pretende “transportar os visitantes a um estado que lhes dê uma diferente interpretação das fotografias”. O “veículo” escolhido para a interação é o iPhone, aparelho que permite a leitura dos códigos usados. “Para usufruir da exposição na sua plenitude, o visitante que possua um iPhone 3 ou acima deverá fazer o download gratuito da aplicação ‘Project Paperclip’ na AppStore da Apple”, revela, ao JPN, Nuno Serrão. Depois, é pegar nos auscultadores, ligar a aplicação e fazer “scan” do código de barras em 2D patente em cada fotografia, para receber a “soundscape criada para a obra”.

“A experiência é única a cada utilização, pois o algoritmo da aplicação utiliza processamento em tempo real de variáveis do local onde o visitante utiliza a aplicação”, explica o autor. Por isso, a hora do dia, o ruído ou o movimento do utilizador vão influenciar o produto final.

O projeto, autónomo, foi criado para o Centro das Artes Casa das Mudas, na Madeira, e tem reunido a atenção de diversas publicações internacionais, como o The Next Web, a QR Code Press ou o Mashable. As propostas para levar a exposição a outros locais também já começam a chegar. “Já se estudam as hipóteses de colocar em Berlim, Barcelona, Londres e Nova Iorque”, adianta Nuno Serrão, sem, no entanto, confirmar nada para já. Certo
é que vai continuar a utilizar novas ferramentas. “A tecnologia está na arte para ficar”, explica, garantindo que vai continuar “a explorar o conceito”.

A exposição está patente até 29 de abril no Centro das Artes e a entrada é gratuita. Para quem não tem possibilidade de ir até à Madeira para ver a exposição, o conceito pode ser experimentado no website do projeto, onde foram disponibilizadas três fotografias (uma delas da Casa da Música, no Porto).