Vários Pop up’s vão aterrar na cidade Invicta, durante uma semana inteira, de 5 a 11 de março, com o evento Red Bull Music Academy Hub Porto 2012. Este ano, o laboratório musical itinerante tem como principal cidade Nova Iorque, sendo que o Porto foi uma das cidades europeias escolhidas como ponto de passagem.

Cá, o evento vai poder contar com dezenas de talentos nacionais emergentes como produtores, músicos, dj’s e vocalistas de diversos backgrounds estéticos. Como não podia deixar de ser, são várias as propostas que pretendem conciliar os diversos monumentos icónicos com os vários talentos da música nacional.

Locais na cidade do Porto

Na Pensão Favorita vão estar a decorrer, durante a tarde, conferências que vão poder contar com nomes como Ghuna X e Ricardo Miranda, N.A.C.O., IVVVO, The Bigger Banger Theory e Voxels. Contudo, os diálogos não vão ser apenas sobre música, não fosse a cidade do Porto conhecida pelos artistas que cá habitam. Vão fazer, igualmente, parte alguns ilustradores, como Diogo Rapazote, João Drumond, Min, Tae Stylin e Zé Cardoso. As conversas decorrem na rua Miguel Bombarda, de segunda a sexta-feira, das 13h00 às 21h00.

Outro dos focos vai ser a Invicta Jams, que passa por potenciar a interação entre artistas consagrados e jovens participantes. A ideia terá como mentor James Pants, um artista norte-americano membro da editora Stones Throw. Este programa passa por coordenar uma série de jam sessions com artistas portugueses no estúdio da Favorita. No dia 7, às 23h00, com Biru e James Pants, na Miss OPO; no dia 8, às 0h00 com Black Bombaim e James Pants no Plano B, e dia 9 às 0h00 com HHY e James Pants, num local a anunciar.

O Hard Club também vai receber o Red Bull Music Academy, desta feita com a dupla inglesa Plaid. A palestra está programada para o dia 10 às 16h00 e vai dar a conhecer, em primeira mão, as histórias e a música de quem também ajudou a transformar o mundo.

O Mercado do Bolhão também vai ser palco deste evento, mais concretamente da rádio do Red Bull Music Academy Hub Porto. Os organizadores prometem espalhar música por toda a cidade através da frequência FM 102.1, com pontuais ligações à Antena 3.

Igualmente da Torre dos Clérigos, um dos ícones da cidade, vai ser possível ouvir, a cerca de 75 metros de altura, alguns ativistas de dubstep portuenses todos os dias, das 14h00 às 19h00.

Para terminar, outro dos locais em que o Red Bull Music Academy vai marcar presença é o Pitch, na noite do dia 10. Vão estar a atuar, no mundo da eletrónica, Jorge Vaiado, James Pants e os Plaid. Por outro lado, o Rock e o Bass vão ficar entregues ao coletivo Lovers & Lollipops, com Amazonas, Ghuna Gangh, Throes e The Shine e, claro, a Lovers & Lollipops Sound System. Segundo a organização, “uma cereja no topo do Pitch”, que marca o encerramento de um dos maiores eventos de música do mundo.

Gaia e Guimarães juntam-se à festa

O teleférico de Gaia vai ser um dos pontos de animação e (não tivesse o fado sido nomeado património da humanidade) neste espaço vão combinar a guitarra portuguesa com a música eletrónica. São vários os nomes que vão poder ser ouvidos: Débora Rodrigues, Natália Juskicwicz, Markrox, Citania, Double MP, M-Pex e Ana Laíns. De segunda a quinta, das 10h00 às 18h00, e de sexta a domingo, das 10h00 às 20h00.

Também Guimarães, Capital Europeia da Cultura de 2012 vai receber duas extensões da organização sob a forma de palestras: dia 6, com James Pants, e DJ Ride no dia 8.