Desde 2005 que a Universidade do Porto (UP) promove a participação de jovens entre os 10 e 18 anos em cursos e atividades que lhes permitem experimentar o aspeto académico da vida universitária. Pela Universidade Júnior já passaram quase 30 mil estudantes vindos de todo o país e também do estrangeiro.

Este ano as inscrições estão abertas de 22 de março até ao início de junho e, se correr como nos anos anteriores, rapidamente serão preenchidas as cerca de cinco mil vagas. O primeiro dia de inscrições é, também, o primeiro de quatro dias da 10.ª Mostra de Ciência, Ensino e Inovação, a decorrer no Pavilhão Rosa Mota.

Entre atividades laboratoriais e outras de campo, as áreas à escolha passam, por exemplo, pelas várias engenharias, ciências (incluindo Ciências da Educação e da Nutrição), Letras, Medicina, Desporto, Belas Artes, Direito e Economia. Existem vários programas: Experimenta no Verão, Oficinas de Verão, Oficinas Temáticas e Verão em Projeto. Há, também, uma escola que abrange línguas como o alemão, espanhol, latim e japonês. A Universidade Júnior oferece, ainda, escolas de introdução à investigação de disciplinas como a matemática e a física.

Para os interessados o custo é de 75 euros por semana, preço que inclui seguro escolar, materiais, almoço e lanche. Quem precisar de alojamento paga uma quantia suplementar de 105 euros por semana, com deslocações e refeições incluídas.