A Organização Porto Arco-íris, em parceria com a Associação ILGA Portugal e com o apoio da Livraria Index e a Galeria O (com sede no Centro Cultural de Belém), vai realizar a 1.ª edição da Feira do Livro LGBT no Porto. Este evento já teve lugar em Lisboa mas, pela primeira vez, apresenta-se na cidade Invicta.

A feira vai estar no Centro Miguel Bombarda, das 12h00 até às 20h00, de segunda-feira a sábado. Para além da venda de livros, no programa estão marcados workshops e encontros com escritores, ilustradores e investigadores.

No primeiro dia da feira vai atuar o coro CoLeGas, coro lésbico, gay e simpatizante da Associação ILGA Portugal, formado em 2009 e que atuou nas edições anteriores da feira. Os stands de venda de livros vão estar disponíveis todos os dias, com títulos de romance, poesia, ensaios, literatura infantil e banda desenhada.

Segundo Telmo Fernandes, da organização, “os livros foram disponibilizados pelas editoras para venda à consignação”, o que significa que vão ser vendidos a um “preço mais baixo do que o preço praticado fora do evento” e uma percentagem da venda vai reverter para a Associação ILGA Portugal.

Os workshops têm como tema geral “Contos infantis sobre a diversidade” e são direcionados para a escrita infantil. No dia 15, pelas 18h00, o workshop é de escrita, com Adélia Carvalho. No dia 17 de março, o workshop é de ilustração, com Sandra Luís. A participação é livre e precisa apenas de inscrição, que pode ser efetuada através do email [email protected].

Um dos momentos altos da Feira do Livro LGBT vai ser no dia 16 de março, pelas 18h00, com a presença de Richard Zimler, autor de romances como “Os anagramas de Varsóvia” ou “O último cabalista de Lisboa”, e da obra “Goa ou o Guardião da Aurora”. Para mais informações, a consulta do programa pode ser feita no website da ILGA Portugal.