Mais uma vez os hostels portuenses são premiados a nível internacional. Os espaços económicos onde os hóspedes partilham o quarto de banho e a cozinha são cada vez mais procurados pelos turistas.

A decisão foi tomada em fevereiro por um milhão de utilizadores do site Hostelworld que decidiram quais os hostels a premiar. O portal internacional permite a reserva de forma online em hostels de todo o mundo.

Os vencedores foram anunciados numa cerimónia de Hoscars, à semelhança dos famosos Óscares do cinema, e teve lugar em Dublin, na Irlanda. A cidade Invicta foi premiada com três dos cinco melhores hostels, na categoria de hostel pequeno. Numa época em que a cidade do Porto teve um grande crescimento no número de hostels, os premiados podem ver que estão a enfrentar a concorrência.

Situado no número 71 da Rua Mouzinho da Silveira, o Dixo’s Oporto Hostel ocupa o terceiro lugar no top cinco. O edifício do século XIX, reabilitado pela família Dixo, recebeu também o prémio de hostel mais limpo do mundo. A proximidade com o Mercado Ferreira Borges, a zona da Ribeira, o Metro do Porto e a zona noturna da Baixa do Porto são outros dos aspetos que atraem os turistas a este hostel, caracterizado por uma decoração portuguesa.

A quarta posição é ocupada pelo Porto Spot Hostel, que se localiza a dois minutos da estação de Metro da Trindade, na rua Gonçalo Cristóvão. Cada quarto tem uma decoração diferente e os hóspedes podem usufruir de vários eventos, como a noite portuguesa, com vinho, azeitonas e chouriço.

Com 13 quartos temáticos baseados em filmes e realizadores de cinema, o Rivoli Cinema Hostel surge no último lugar do top cinco. É o primeiro hostel temático em Portugal, localizado na baixa portuense, em frente ao Rivoli. O hostel associa preços baixos a um ambiente totalmente dedicado ao mundo do cinema.